Joaçaba e Campo Mourão asseguraram, neste domingo (1º), as duas últimas vagas às oitavas de final da Liga Nacional de Futsal (LNF). A equipe catarinense recebeu o Umuarama no ginásio do Centro de Eventos da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Joaçaba (SC), e venceu por 4 a 1, com transmissão ao vivo pela TV Brasil. Já os mourãoenses superaram o Pato, de virada, por 3 a 2, no Ginásio Dolivar Lavarda, em Pato Branco (PR). Os duelos foram válidos pelo Grupo B.

O Joaçaba foi a 14 pontos (12 deles somados em casa, onde a equipe não perdeu) e finalizou a chave na quarta posição. O Campo Mourão, com 13 pontos, avançou para o mata-mata como o melhor sexto colocado da primeira fase. A derrota custou ao Pato a ponta do grupo, pois o Tubarão superou a Assoeva por 3 a 2, também neste domingo, e assumiu a liderança com 24 pontos, três a mais que os atuais bicampeões – o time de Venâncio Aires (RS) passou em quinto, com 13 pontos. O Umuarama, com 18 pontos, ficou em terceiro.

Pior para o Jaraguá, que dependia de uma combinação de resultados neste domingo para se classificar. A equipe quatro vezes campeã da LNF começou o dia em quinto lugar, com 11 pontos, mas foi ultrapassada com as vitórias de Joaçaba e Campo Mourão e se despediu da edição 2020 da competição na lanterna do Grupo B.



Joaçaba avança para a fase final da LNF.

Joaçaba avança para a fase final da LNF.

Joaçaba avança para a fase final da LNF. – Mayelle Hall/Joaçaba Futsal/Direitos Reservados


Joaçaba x Umuarama
A primeira etapa ficou animada a partir dos 10 minutos, quando o ala Caio Jotinha recebeu na esquerda e bateu na saída do goleiro Pedro, colocando o Umuarama na frente. No lance seguinte, o pivô Kauê recebeu entre dois marcadores, mas teve tempo de girar e mandar para o gol, empatando o duelo. Aos 14, o Joaçaba quase virou, quando o ala Foguinho tentou cortar e acertou o próprio travessão.

O time da casa manteve a pressão no segundo tempo e tomou a frente com menos de um minuto. O ala Yan aproveitou uma saída errada do Umuarama, antecipou-se à marcação e marcou o segundo do Joaçaba. A partida ficou faltosa, com quatro cartões amarelos distribuídos em cerca de cinco minutos. Nos minutos finais, os paranaenses adotaram o goleiro-linha, mas perderam duas bolas no ataque. Pedro e o fixo Murilo aproveitaram o gol vazio e definiram o placar em 4 a 1 a favor dos catarinenses.



Pato x Campo Mourão
O duelo em Pato Branco teve três gols nos dois primeiros minutos. O ala Ernandes abriu o placar para o Campo Mourão, mas o ala Mazetto, duas vezes, virou o marcador. A vantagem do Pato se manteve até os 12 minutos do segundo tempo, quando o ala Luiz Fernando igualou. Os mourãoenses pressionaram e chegaram ao gol da classificação a um minuto do fim, graças ao ala Batata. O resultado acabou eliminando o Marreco, do Grupo A, que estava se classificando como melhor sexto colocado.



Campo Mourão vence atuais campeões de virada.

Campo Mourão vence atuais campeões de virada.

Campo Mourão vence atuais campeões de virada. – Mauricio Moreira/Pato Futsal/Direitos Reservados


Próxima fase
A conclusão do Grupo B definiu os confrontos das oitavas de final da edição 2020 da LNF. O mata-mata terá jogos de ida e volta. Em caso de empate nas duas partidas ou de uma vitória para cada lado, serão disputado dois tempos extras, de cinco minutos, sem intervalo. Se o empate persistir, o time melhor colocado na primeira fase segue adiante. Os duelos serão os seguintes:

Magnus Sorocaba x Campo Mourão

Cascavel x Minas Tênis Clube

Tubarão x São José

Praia Clube x Umuarama

Joinville x Assoeva

Pato x Atlântico

Corinthians x Foz Cataratas

Carlos Barbosa x Joaçaba


Confira a classificação da Liga Nacional de Futsal.

– Lincoln Chaves – repórter da Rádio Nacional e da TV Brasil – YWD 10680