O Brasil recebeu doações do governo japonês para apoiar os esforços nacionais de combate à Covid-19 e aos incêndios florestais.

As doações foram firmadas por meio da assinatura, nesta quinta-feira (29), de dois instrumentos de cooperação bilateral. Um acordo, no valor de cerca de US$ 4,8 milhões, destina ao Governo Brasileiro insumos médicos-hospitalres que serão repassados ao Sistema Único de Saúde. Dentre os insumos, estão cem tomógrafos, 10 eletrocardiógrafos, 5 desfibriladores e 1 aparelho de raio-X móvel.

O outro acordo firmado com o governo japonês, no valor de US$ 818 mil, destina às equipes de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) materiais para ajudar no combate a incêndios no país. Esse valor corresponde a doação de 600 capacetes, 600 pares de luvas de proteção e roupas para combate a incêndios florestais, além de 109 purificadores de água.

“A cerimônia de hoje (…) estabelece um novo marco na amizade com o Japão para fortalecer os esforços nacionais de enfrentamento à Covid-19 e as capacidades de atendimento à população brasileira em hospitais públicos do Sistema Único de Saúde”, disse o secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores, Sarquis José Buainain Sarquis.

O secretário agradeceu as doações ao governo japonês, em nome do Governo Brasileiro. “São gestos dessa natureza que celebram e renovam os laços de amizade entre países amigos tão próximos, apesar da enorme distância geográfica”, finalizou.

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) coordena, pelo lado brasileiro, a cooperação humanitária com o Japão. As aquisições dos itens doados são efetuadas pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), por meio de processos competitivos internacionais.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o Japão é um dos principais parceiros do Brasil na cooperação internacional.

“Temos, portanto, Brasil e Japão, um acervo de realizações no campo da cooperação internacional que tem contribuído para o reforço de uma relação mais que centenária em muitos aspectos exemplares”, disse o secretário do Itamaraty.

A parceria entre governos brasileiro e japonês acontece em várias áreas estratégicas do desenvolvimento, como agricultura, indústria e infraestrutura. – Agência Brasil – YWD 10535